fbpx

O que torna o conteúdo de um site, blog ou página relevante e rentável?

Compartilhe

Eu até bem pouco tempo atrás, teria uma resposta na ponta da língua. Até, eu conhecer o Ariel da Pousada Céu e Mar e minha visão de conteúdo relevante se expandir e me abrir novos horizontes.

Pra mim, conteúdo relevante se baseava em fazer somente algo que agregasse um valor específico ao que você trabalhasse, mas ao conhecer o Ariel em um grupo de Whatsapp de Hoteleiros, descobri que não estou pensado sozinha sobre a liberdade em produzir conteúdo e confirmou minha tese. Todos nós podemos produzir conteúdo, desde que saibamos para quem vamos produzir.

Ariel tem uma pousada em Peruíbe, mas não somente uma pousada ele também tem uma pagina, no qual 90% de suas reservas vem de lá. E foi assim que ele se apresentou no grupo e a resposta foi unanime, como?

Ele respondeu: produzindo conteúdo e mantendo a pagina atualizada com curiosidades, aluguéis de casas, venda de terrenos. Mas não só isso, também todo tipos de anúncios que for relevante e interessante ele divulga na página. Com isso ele simplesmente ganha visibilidade e as reservas se concentram na Página do Facebook e posteriormente via Whatsapp.

Se você falar para qualquer hoteleiro que 90% das reservas dele viria do Facebook ele não iria acreditar, mas para o Ariel isso é tão normal quanto andar de bicicleta. Ele ainda montou uma agência de consultoria em Marketing Digital para outras pousadas.

Mas ai você pode me perguntar, mas Ana, como assim? Foi exatamente isso que eu me perguntei e fui perguntar para ao Ariel. Que me respondeu: “Olha eu pensei assim, as pessoas não leem o jornal, então quando acontece o negócio de um furacão no México, eu posto alguma coisa interessante em relação ao assunto. Por isso eu criei aAr ConsultoriaA pousada é só um produto que vende na minha página, ela não é a página.”

Olhem que interessante essa visão, ele transformou a página da pousada em algo muito maior que a própria pousada, fazendo que ela tivesse vida própria e se sustentasse sozinha. Ele ainda ao longo da nossa conversa, disse: “se um dia eu fechar ou sair da Pousada, eu sempre vou ter a página para poder trabalhar o que eu quiser nela. Se eu quiser vender relógio, agora eu tenho público para vender relógio 

Percebi com essa conversa que relevância de um conteúdo está muito além de restringir a um assunto ou seguimento (no caso dele a hospedagem). Eu jamais poderia imaginar que uma página de uma pousada alugaria casas ou venderia terrenos.

Mas a página dele, faz isso e muito mais. Sem atrapalhar o público da pousada e melhor ainda, agrega valor a seus seguidores, que sabem que em sua página eles podem encontrar coisas bem interessantes.

Isso comprova que você não precisa ser um Expert em produção de conteúdo, você precisa saber quem esta buscando-o e o que você pode oferecer que vai agregar valor.

Esse valor pode ser “N” coisas. Mas você tem que ir atrás! Ariel comentou comigo que, também fez uma pesquisa na região, do perfil das pessoas que o buscavam. Ele não tirou o “coelho” da cartola. Ele trabalha duro nisso e investe pesado em impulsionamento das postagens.

Outra coisa interessante que o Ariel me disse: “apesar de impulsionar algumas postagens, sempre estou atualizando as informações com as curiosidades. Não adianta impulsionar um post e não gerar mais conteúdos na página.” Ou seja, um post impulsionado não faz milagre em uma página sem novas postagens.

Não existe milagre, existe sim trabalho e dedicação. Seja em postagens simples, em postagens super elaboradas ou em promoções, gerar conteúdo é a grande sacada do momento. Cada um está dando um jeito de se virar e aparecer.

Se você esperar ser O Produtor de Conteúdo, para começar a produzir para sua página, você nunca vai estar pronto. Se eu ficasse pensando em como ia escrever e o que as pessoas iam achar de como eu escrevo, do meu blog, da minha página, EU NUNCA ia começar. Isso não quer dizer que eu não tenha que me preocupar em melhorar.

Pelo contrário, sou grata a cada pessoa que in box, me chama e me dá uma dica. Assim eu cresço todo dia um pouquinho mais, e logo À Mineira estará bombando.

Então, não fique esperando as coisas acontecerem, faça elas acontecerem! Ariel é um grande exemplo para mim e para você. Mas você pode até me dizer que a página dele não parece uma página de uma pousada, mas ele mesmo disse: “A pousada é só um produto que vende na minha página, ela não é a página.” E isso em nada interfere no sucesso da pousada e ele está muito bem obrigado!

Então, o que está esperando? 

Não sabe como produzir um conteúdo? 

Vamos conversar, quem sabe posso te ajudar! 

Só não deixe que a insegurança seja sua bússola e norteie seus passos!!

Um grande abraço!!!

eventos, palestras, palestrantes, empresas