Por que outros segmentos estão…

By Março 22, 2019 Eventos Corporativos No Comments

Por que outros segmentos estão investindo no setor de eventos?

Quantos convites de eventos você recebeu em 2018 e nesses três meses de 2019, já parou para contar?

Acredito que só nesse primeiro trimestre do ano, já deve ter sido no mínimo uns dois ou mais por mês, correto? Segundo a reportagem da revista Exame publicada em janeiro de 2018, em um estudo realizado com mais de 2,7 mil empresas do setor, pelo Sebrae Nacional e Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), apontou que o setor em movimentou R$ 209,2 bilhões, em 2013, 4,32% do PIB brasileiro no período.(pesquisa mais recente feita por esses órgãos)

Em pesquisas anteriores, de 2002, davam conta de R$ 37 bilhões. A mesma reportagem apontava que 2017, apesar da crise, tinha sido muito bom e que a expectativa até o final da matéria, era que 2018 fosse bem melhor e foi, principalmente para os eventos de pequeno porte.

O que percebemos é que várias empresas de segmentos diferentes, estão entrando no mercado de eventos, seja usando-o como um diferencial dentro do que eles já oferecem ou como investimento em qualificação da sua equipe. Durante 10 semanas vim abordando em meus posts orientações de que esse caminho é um caminho eficiente e de custos mais baixos, para empresa desejam investir em inovação e conhecimento para sua equipe.

Apoiar eventos traz muitos benefícios para empresas, sejam elas de qualquer segmento, pois, proporciona para a equipe o contato com outras empresas e outros profissionais. Na mesma proporção que você investe em seus colaboradores, eles investem seu tempo e seus valores, em seus clientes. Em contrapartida, seus clientes ao verem isso proclamarão aos 4 cantos, o quanto sua empresa se preocupa com a construção de um relacionamento de valor.

Na prática, como isso acontece?

Isso parece fácil e simples, mas a grande dificuldade hoje é descobrir em quê evento investir. Cursos, treinamentos e workshop pipocam semanalmente em nossa timeline, com promessas de fazer seus investimentos triplicarem ou construir uma imagem na rede social inabalável, mas quais são os eventos que realmente cumpre o que prometem?

Quantos convites para cafés e encontros de Networking você já recebeu e quais foram os reais resultados, alguns são pagos outros gratuitos e no fritar dos ovos, o que sua vida profissional realmente ganhou com esses encontros?

Porque estou perguntando? Por uma simples questão, temos muitas ofertas e pouco retorno efetivo. Se tempo é dinheiro e você não estará revertendo seu tempo em dinheiro, no mais real sentido da palavra, você está perdendo dinheiro. Mesmo que seja o do UBER ou do Drink que você tomou. Compreende?

Então, o que fazer?

Primeiro pergunte-se: — Qual é objetivo em participar desses eventos? Conhecer pessoas? Fazer negócios? Procurar investidores? Aprender? Subir o nível dos seus relacionamentos?

Acredito que é um pouco de tudo! Imagina se você pudesse direcionar isso para sua empresa, encontrar profissionais interessantes, parcerias duradouras, empresas que estão desenvolvendo novas atividades, fazendo novos treinamentos e você pudesse ver tudo isso de uma forma tão natural, que te possibilitaria investir em novos caminhos?

Se você pudesse não, VOCÊ PODE! Quando você investe em eventos direcionados ao que você deseja, não só isso acontece, mas muito mais. O que relato acima é um dos inúmeros benefícios que investir e apoiar eventos para sua empresa, fora que é uma saída inteligente e inovadora para seus colaboradores e clientes terem acesso a conteúdos e estreitar o relacionamento.

Comprovando isso, não é a toa que o Brasil é um dos países que mais se destacam no mercado mundial de eventos, segundo o artigo do Eventbrite, postado em seu blog em agosto de 2018, em que nos mostra o quanto o mercado brasileiro em 2018 foi muito bem e o manteve o mercado aquecido com os eventos corporativos.

Observe abaixo, que estamos em segundo no ranking mundial, com treinamentos e eventos educacionais. E em primeiro lugar em criadores de eventos. Muita coincidência, né?

Então, o que você está esperando para investir?

O que abordei durantes essas semanas, foram orientações de como segmentos que não pertence ao mercado de eventos e nem tem relação indireta, como o contábil, estão investindo em treinamentos, workshop e palestras de conteúdos que não pertence ao seu meio, com um simples objetivo OUSAR! Por isso, estão saindo na frente de outras contabilidades e se reinventando.

Esse é o caminho! Vamos juntos! 🙂

Um grande abraço!!

Ficou interessado? Nós do À Mineira estamos preparados para lhe ajudar nessa travessia inovadora, pois, contamos com os melhores conteúdos e profissionais.

  Se quiser acompanhar a série no LinkedIn é só cliclar aqui

Se vocês quiserem ler as matérias citadas acima na integra. Segue abaixo os links das minhas fontes: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/mercado-de-eventos-tem-expectativa-de-crescimento-em-2018/ https://www.eventbrite.com.br/blog/planejamento/mercado-de-eventos-ds00/

Author Ana

More posts by Ana

Leave a Reply

eventos, palestras, palestrantes, empresas