Quando é hora de investir em seus cliente?

By Março 22, 2019 Eventos Corporativos No Comments

Quando é hora de investir em seus cliente?

Ano passado, meu trabalho de final de semestre da faculdade foi criar uma pesquisa de mercado na aula de Pesquisa e Inteligência de Marketing, do curso de Marketing. Teria também que escolher uma empresa, fazer um estudo sobre ela, sobre o perfil do público e verificar se ela não tinha feito algo parecido ao que eu me propunha fazer. A empresa que escolhi foi a CIA Hering, sou super fã da marca, inclusive tenho várias peças no meu guarda-roupa.

Enfim, comecei a ler sobre a CIA Hering e para minha surpresa descobri que são mais de 130 anos no mercado, é uma das empresas mais antigas em atividades no Brasil, só isso já me encantou. O que mais me chamou atenção foi que, em todo desenvolvimento de criação e inovação das coleções havia uma preocupação com o cliente, e essa visão foi crucial para o sucesso da marca. Os irmãos Hering sempre priorizaram a opinião do público e foram inovando pouco a pouco, conforme os clientes indicavam seus interesses e o mercado assinalavam as tendências.

Que visão!! E olha, que não estamos falando de 20 anos atrás, estamos falando de um processo de mais de 130 anos.

E hoje com toda nossa tecnologia de dados, AI, Big data e tudo mais que existe a nosso favor, algumas empresas estão mais preocupadas em investir em uma plataforma de e-commerce, em uma filial ou comprar um espaço para ter sede própria. Do que olhar para seu cliente e ver o que ele realmente deseja e que o mercado já assinalou que é uma tendência. Não estou dizendo que não é importante você investir em e-commerce ou abrir uma filial, estou dizendo que, não são só essas atitudes que te torna uma empresa inovadora ou com visão.

No entanto, poucas vezes vemos as empresas analisando qual é o momento de investir em seus clientes, talvez pelo fato do cliente estar ali todos os dias, semanas, meses e anos; o relacionamento se torna algo automático, limitando-se apenas em trazer um novo produto ou aumentar os preços por conta do mercado. O cliente que deveria ser o sentido de uma empresa, poucas vezes é o centro das decisões.

Porque digo isso, em um mundo cada vez mais inovador, tecnológico e cheio de novidades, a empresa que não trabalha com os olhos em seus clientes, com certeza em algum momento vai ser engolida por uma Statup, cujo seus donos têm no máximo 25 anos.
E não adianta você dar tapas na mesa e dizer aos berros: Que você tem mais de 30 anos de experiência, e conhece o mercado como a palma da sua mão!!!! Você estará gritando sozinho. Porque hoje os jovens empreendedores podem não ter mais de 30 anos de mercado, entretanto, o mercado não é mais como era há 30 anos. Entende?

Tudo mudou e que bom que mudou!!!
São essas mudanças que fazem a vida, o mercado e o mundo esse mecanismo incrível de aprendizado. Aprendemos todos os dias e sempre tem algo que mudou e descobrimos um novo jeito de fazer. Assim deve ser o trato com seus clientes! Caso você não saiba, clientes são seres transitórios que tem vontade própria, tem alma de felinos, se você cuida bem, ele é seu fiel “colaborador”, mas se o vizinho é mais simpático, já era!

Então, sabe qual é a hora de investir em seus clientes? SEMPRE!!!

Observe o que ele conversa com você, treine seus colaboradores a olhar sempre os detalhes, a perceber o que essas empresas que buscam seu produto ou serviço desejam e dê um passo em sua direção. Parece pouco, mas o efeito é surpreendente. É você olhar através das oportunidades e dos sinais que todo cliente deixa. Seja uma empresa pequena ou uma multinacional, não importa, todos precisamos de algo à mais e sempre gostamos de ser surpreendido com um toque de zelo.

Quer construir um legado? Cuide dos seus clientes!

Quer encantá-los? Seja surpreendente!

É assim que você vai compartilhar desse mundo cada vez mais inovador cheio de conteúdos incríveis, onde você se tornar uma referência no mercado e diante as empresas que você presta serviço.

Tá em dúvida, por onde começar? Vamos juntos, eu te ajudo!!!

Um grande abraço!

Ps.: A propósito, tirei total no trabalho de pesquisa e inteligencia de mercado, estou me sentindo até agora!!! ahahahahahah

Author Ana

More posts by Ana

Leave a Reply

eventos, palestras, palestrantes, empresas