fbpx
was successfully added to your cart.

Por que a produção de conteúdo é vista ainda com descaso?

Compartilhe

Muito se fala de produção de conteúdo, sobre engajamentos das marcas e serviços. Mas o que é Produção de Conteúdo? Das diversas respostas que já encontrei a que eu mais gosto é essa: ” É a estratégia de educar, informar ou entreter um futuro cliente por meio do conteúdo.” RD – Resultados Digitais.

Mas por que ainda muitas empresas tem um olhar meio “torto”, quando começamos a falar que o futuro delas está em como elas agregam valor ao que elas fazem? Bom, podemos partir do principio que produzir conteúdo é mais que divulgação de promoções ou dos lançamentos. É trazer valor para aquilo que você faz.

Só que isso, lança uma questão muito mais profunda. Por que sua empresa existe e você levanta cedo e vai trabalhar? Por que você dedica seu tempo em desenvolver um projeto e mais o que você espera dele? Por fim, qual o impacto dele na sociedade?

Pois é, são questões que até a alguns anos atrás não interferiam muito na nossa vida, eu comprava uma blusa porque eu queria, eu não me importava se aquela marca era sustentável ou não. Eu procurava por um hotel apenas por uma hospedagem e não queria saber se ele tinha algum diferencial.

Mas com a internet tudo isso mudou. Começamos a ter acesso a muitas opções e entender como os processos aconteciam. Algumas empresas começaram a falar como elas trabalhavam e tratava seus funcionários, começaram a divulgar seus projetos sociais e com isso a formar uma opinião do que era relevante ou não.

E sem que percebêssemos começamos a ser envoltos por conteúdos que foram direcionando nossa escolha. Criando um hábito de encantar muito mais com o processo do que com o objeto a ser adquirido. Começamos a olhar com outros olhos, na verdade agregamos um valor em adquirir.

Ou seja, se vejo que aquela empresa se inspira em ajudar os outros e a desenvolver projetos, é justo que eu pague um pouco mais por isso, pois na verdade indiretamente eu estou contribuindo para o desenvolvimento daquela causa. Entendeu?

Nos meios de hospedagem que é atualmente meu mundo, isso está aos poucos acontecendo, meio timidamente, mas algumas redes de hotéis, tem postados em seus blogs dicas de receitas, de acompanhamento de vinhos e de lugares para conhecer. Uma forma de não só olhar para seu hospede como um objeto de desejo, mas também de oferecer a ele algo interessante.

Tem um blog de uma rede de Hotéis que eu simplesmente amo seus conteúdos. Que é o De Ville. Lógico que nem todo hotel pode investir tanto quanto essas redes, mas dentro da sua realidade produzir conteúdo não é difícil. Mas requer dedicação, boa vontade e generosidade em falar do que você tem de melhor, sem medo de ser feliz!

As vezes para justificarmos a decisão de não produzir conteúdo, preferimos pensar que não vamos ter tempo para criar ou que não temos o que falar. Bom, duvido que não tenha coisas que você faça que seja diferente dos outros e que vá agregar valor. É ai, que esta a “pegada” do conteúdo. Exaltar essa peculiaridade que você tem e fazer dela um diferencial.

Aí, você pode me dizer: Mas Ana, não sei escrever! Não sei produzir fotos, não sei produzir videos. OK! Mas hoje o que mais tem é informação na internet, então, isso não é desculpa, tá?! Leia, aprenda, busque. Se de tudo for difícil, contrate. Não precisa ser “A” empresa, mas pode ser À Mineira, tem muita gente boa produzindo conteúdo. Tipo eu..kkkkk

Mineiramente falando, está ficando cada vez mais difícil não produzir conteúdo. Seja ele qual for. Vendo que cada vez mais as pessoas então fazendo coisas similares, empreendendo e construindo novos caminhos. E um conteúdo bem elaborado será o seu diferencial, fazendo você permanecer e se reinventar sempre que for necessário. Hoje você pode não criar e ninguém a sua volta dar atenção a produção de conteúdo. Até, o primeiro ver os resultados que essa produção dá.

Mas como produzir conteúdo não é da noite pro dia, você tem que encontrar o time, tem que conhecer e fazer que seu publico acostume com suas publicações, que eles esperem por elas e isso leva tempo. Enquanto você ta ai pensando, pode ter gente do seu lado produzindo em silencio e quando começar a fazer barulho, ele já está a muito tempo na sua frente.

Então, para de ficar só replicando o conteúdo dos outros e comece a criar o seu!!! Não é que você não vá mais compartilhar outros conteúdos, mas produzir o seu com a sua cara, com a cara da sua empresa, faz toda a diferença. Faça algo que seja realmente de valor e agregue valor na vida do outro, porque o mundo esta cheio demais de gente que só quer tirar vantagem. E precisando muito de gente que quer contribuir para o crescimento da sociedade. Enfim, faça que sua empresa seja um diferencial nesse mundo tão igual!!!

Um grande abraço!!